NO-POO e LOW POO: Será que posso aderir a essa tendência?

Antes de tudo precisamos saber o que são isso!
No-Poo e Low Poo são métodos de lavagem capilar que agridem muito pouco ou nada os cabelos e couro cabeludo. Simplificando o No-Poo seria algo como nenhum xampu e o Low Poo, pouco xampu.

Os xampus indicados nesses métodos são aqueles com pequena ou nenhuma quantidade de Lauril sulfato de sódio em sua composição, ou seja, produtos que fazem pouca espuma. O Lauril sulfato de sódio são um dos componentes agressivos mais encontrados nos xampus, sendo responsável pela retirada da gordura da raiz, mas também pelo ressecamento dos fios.
Geralmente achamos que o xampu somente estão limpando se faz muita espuma, mas quanto menos espuma melhor, pois assim estaremos  preservando nossos fios e o meio ambiente.

Os cabelos cacheados são os mais indicados para os métodos Low Poo e No-Poo pois são menos oleosos pelo formato em espiral, sendo que a oleosidade da raiz tem dificuldade para chegar as pontas. Com Low Poo e No-Poo os cachos ficam mais definidos e com menos frizz.
O Low Poo pode ser indicado para todos os tipos de fios, sendo que nestes casos o Lauril sulfato pode ser substituído por outro agente natural desengordurante como a Cocamidopropyl Betaine, derivada do coco.

O principal problema no caso desta tendência é que o couro cabeludo pode acumular sebo, que é alimento para bactérias e fungos, sendo necessária uma limpeza profunda periódica para que nãoo se desenvolva caspa (dermatite seborreia) ou outras patologias.
Se você tem cabelos cacheados pode ter ótimos resultados com Low Poo ou No-Poo, se possível peça orientação ao  sua/seu dermatologista para saber qual o melhor produto indicado para seu tipo de fio.

Shampoos-sem-sulfatos-silicones-no-poo-e-low-poo-deva-curl-cabelos-cacheados-antes-depois